sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CREPÚSCULO

Dizer que o livro crepúsculo é uma redonda porcaria talvez seja maldade e exagero da minha parte! Mas está na fronteira disso... E olhem, acreditem! comprei o livro com a melhor boa vontade, de uma frota de sete que chegou no mesmo pacote, alguns que ansiosamente aguardava, dei para ele o privilégio de ser o primeiro, o primeiro. Estão vendo, não há maldade, realmente queria lê-lo e verificar por mim próprio se ele merecia todos os elogios e o furor que foi criado em torno dele – estão todos errados.


Stephenie Meyer claramente quer criar uma mitologia a La Harry Potter mas, erra, passa longe disso. Seu livro é eminentemente comercial e provo isso – crepúsculo termina e no mesmo livro, ela já entrega de bandeja o primeiro capítulo do segundo da saga – Lua Nova!

Já falei aqui da literatura de rodoviária e da literatura de biblioteca. Não quero dizer que a literatura de rodoviária é ruim e deve ser relegada para segundo plano. Não, longe disso. Ela cumpre um favor enorme para a literatura de modo geral, graças ao seu encantamento e ao fascínio com que ele atrai antigos e novos leitores – aplausos! Crepúsculo não consegue ser nem um, nem outro. É um redondo fracasso quando quer prender a nossa atenção, pois a ação da obra é tosca, os diálogos chinfrins, e o amor entre os protagonistas é um chove não molha daqueles. Falta coragem para Bella dizer para Edward: E aí, vai comer ou vai embrulhar? E falta ainda mais peito para Edward dizer para Bella: Ou dá ou desce...

Desculpem-me, pela maneira chula com que disse isso. Mas, fazia tempo que não me frustrava tanto assim com uma obra, e, principalmente, não entendo como vendeu tanto.

Não se pode condenar por ser de fato e propositalmente ser escrito para um publico teen, isso não explica seu fracasso. Harry Potter é escrito para adolescentes e encanta a teens e adultos, graças as estórias muito bem boladas, a trama bem tecida, os diálogos criveis, a mitologia bem descrita e cuidadosamente construída, enfim, a gente vê que tem trabalho (e árduo) para que aquilo chegasse as nossas mãos. Crepúsculo deixa a impressão que foi escrito num final de semana que pegou a autora com uma azia daquelas....

Sinto muito, estava realmente bem intencionado para com a obra; o universo dos vampiros sempre me fascinou, acho-os, entre todos os monstros e seres fantásticos, os mais sensuais e encantadores, além de extremamente assustadores.


Os vampiros de Meyer, sinceramente, devem viver mesmo em Forks, uma cidadezinha bem pequenininha, para que ninguém mais os veja...

Um comentário:

Cris França disse...

Contaram-me a historia toda e lendo te ainda mais perdi o interesse, estou feliz por ter passado longe, porque quase o comprei...rs bjão!