domingo, 22 de março de 2009

“Pode bem ser que o carneiro tenha comido a flor..."



Esta questão acima pode soar tola e dissonante da realidade para muitos, para a maioria talvez! Haverá aqueles que poderá pensar que é mais um texto de Kafka e que seu universo onírico pousou novamente. Mas haverá alguns, um seleto grupo de pessoas que como eu, um dia, apaixonou-se por um principezinho e então, desde este dia, nas noites de céu estrelado, olha para o céu a procura de sua pequeno planeta e se pergunta: “Pode bem ser que o carneiro tenha comido a flor?” Estes me entenderão, a mim e a minha preocupação!

Não acredito ser provável porque o Principezinho era muito responsável e certamente, ele cuidou direitinho de sua flor amada. Contudo, a obsessão e zelo nesta guarda, inviabilizou e inviabiliza sua partida para uma nova visita a nós, aqui da Terra, que aprendeu a amá-lo sob a visão de Exuperry.

Resta-nos então essa busca incontrolável aos céus e as estrelas, tentando buscar, ainda que em breve relance, a visão do principezinho e seu carneiro, em seu pequeno planeta. Pode ser que ele nos busque também, que tenha saudades de alguma coisa aqui na terra, afinal, havia tanto ainda para ver e tanto ainda para nos ensinar. Porque sua visão simples da vida é a essência da felicidade. Para o principezinho, nada é muito complicado e o complicado, torna-se simples porque seus olhos enxergam todas as coisas sob o filtro da simplicidade. A sofisticação é tola, pensa o principezinho. Somos tolos todos em querer o que não temos quando aquilo que já é nosso está ali para nos confortar e satisfazer as nossas vontades. Talvez, esteja aí o segredo para todas as coisas, ver como se fôssemos crianças, como se fôssemos o principezinho! Hoje em dia, busco dentro de mim a criança que fui um dia e o Pequeno Príncipe me ajuda nesta busca intrínseca.

Penso, que quando me preocupo verdadeiramente se o Carneiro tenha ou não comido a flor, isto me traz mais perto do principezinho e então, mais próximo da felicidade. Porque o fundamental é preocupar-nos com as coisas importantes da vida: como o pôr-do-sol, poesia, flores e amigos, principalmente amigos. O resto, não é nada, é vazio, é oco, é sem importância, é erva má.

Verto agora uma lágrima. Não choro de tristeza, nem preocupação, choro de saudade, pois gostaria de ver novamente o principezinho. Gostaria de sabê-lo feliz, saber quantos pores-do-sol viu ontem e se a sua rosa passa bem... Ficaria feliz em saber disso tudo e ficaria mais feliz em abraçá-lo. Mas não posso, busco o céu de estrelas e não consigo vê-la. Talvez, não esteja suficientemente criança para percebê-lo. Talvez ninguém mesmo conseguirá ver seu pequeno asteróide B-612, mesmo que sejam todos crianças. Mas peço que o carneiro não tenha comido a flor.... Senão, o principezinho iria ficar muito infeliz e de infelicidade, basta aquela que nós cultivamos aqui na Terra.

Adeus, Pequeno Príncipe!!!

Nenhum comentário: