sábado, 7 de fevereiro de 2009

UM HOMEM APAIXONADO


Foi um desses apaixonados, pela vida, pela noite, pelas estrelas, pela poesia, pelos cânticos da floresta. Pelas mulheres, apaixonou-se uma centena de vezes, duas centenas de vezes. Daquelas paixões de lágrimas e cartas, de flores e bombons, de pegares de mãos e crepúsculos do sol. Fazer o que, conformava-se. Era o último dos românticos. Frase já tão remoída, mas que com ele ganhava novos contornos. As mulheres adoravam-no. Ele instigava nelas o seu instinto maternal. Era do tipo que elas queriam por perto, para confortá-lo, para vê-lo falando coisas bonitas, para serem alvo de suas gentilezas mais banais. Em seus olhos viviam cravados o brilho da sinceridade, e este brilho tirava delas tudo o que ele queria. Elas voltavam a ser crianças, se abriam de corpo e alma para um amor absoluto que fazia de todas elas mais mulheres, melhores enquanto seres humanos. Sentiam-se protegidas com ele. E ele, adorava protegê-las, dar-lhes tudo o que ele tinha, pois com ele não tinha “fragmentos”, entregava-se todo em todas as espécies de relacionamento.

A paixão é a maior entre todos os estímulos do homem.

Tudo no homem é melhor quando ele o faz apaixonado!

Descobriu isso em algum dia em sua vida. Não marcou isso no calendário da parede de sua casa de taboas, deixou latente no coração. Daí para frente, desde que se conheceu como gente, em tudo se entregava de corpo e alma, apaixonado, como se a vida fosse somente dele, como se não fosse haver mais tempo para nada, como se o dia de amanhã não fosse existir.

Ah! É certo que quebrou a cara dezenas de vezes, os apaixonados sempre sofrem mais. Mas não havia jeito, assim que a ferida cicatrizava lá estava ele novamente, com uma nova paixão a massagear o coração. Para justificar-se, ressuscitava Menoti Del Pichia “Amar é sofrer, não amar é sofrer mais...". Era um incorrigível e delicioso romântico. Amou tanto e tanto fez amar que seria impossível contar todas as suas histórias. Como palavrear o sentimento mais puro de um coração sensível?

Foi o maior de todos os apaixonados... O maior!


E um dia, simplesmente partiu. Não nos deixou uma carta, não nos deu um abraço, um aceno, um último adeus!

As vezes, alguém mais saudoso diz que o sente na brisa. Outros dizem que o vê nas estrelas. Outros mais atrevidos dizem que ele vive no fundo dos olhos de uma mulher. Para mim nada disso importa, é transcendental demais para minha consciência secular. Nunca ninguém conseguiu entendê-lo realmente, e nem ver em toda a sua plenitude a sua maior vocação – a paixão pela vida. Ao final, quando em seu sumiço repentino, apaixonou-se pela morte e foi-se embora com a última das amantes, a galope, fazendo amor com ela entre as estrelas....Era realmente um apaixonado incorrigível!

Um comentário:

Regina disse...

Ora, pois, eu sei onde este incrível "ser" se encontra!

No coração das pessoas que não perderam a capacidade de amar, de se entregarem, de acreditarem no amor, de não temerem viver um grande amor mesmo após a morte...

É, nada mais, nada menos que o AMOR!! Este ser apaixonado que somente os corajosos o possuem!!

Quero entender que seja isso!!

Meu querido, seus textos, belos e tocantes como sempre... Quando afirmo isto, não é por generosidade mas, sim, por pura opinião sincera e verdadeira...

Seus comentários inteligentes sempre me fazem refletir... obrigada pela visita!!

Tenha um maravilhoso domingo, cheio de sol e luz no coração!!

Linda semana!!