segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIOS LITERÁRIOS

Santiago Nassar iria morrer, e todos sabiam disso!
Foi avisado, foi jactado, foi notificado para todos por seus assassinos e, ninguém fez nada!
Santiago Nassar morreu inocente da culpa que lhe imputaram!
A obra “Crônica de uma morte anunciada” do Nobel de Literatura Gabriel García Marques é um livro soberbo, é daqueles que devem constar na biblioteca de todos aqueles que amam a literatura naquilo que ela tem de mais belo.
Possui 177 páginas e é um romance rápido que deve ser lido numa única pegada, sem concessões. E, acredite, você o faz, não se consegue despregar dele por um mero instante. O autor imputa a um personagem do livro a contagem da história, e ele o faz num gênero meio de documentário, colhendo as impressões das personagens e tecendo as suas próprias, fazendo desta colcha de retalhos uma contagem primorosa da história – aliás, característica primeira de Márquez, ser um excelente contador de histórias.
O enredo é bem diferenciado, a história dá saltos aqui e ali e desde o primeiro momento se sabe que Santiago Nassar será morto, mas, mesmo assim, você fica na torcida para que o autor esteja errado, para que algo aconteça e ele não morra. Mas, infelizmente, a omissão, o descaso, o fato de não acreditar, enfim, por diversos motivos, as pessoas deixam Santiago desavisado e quando ele vem saber, já é tarde demais.


“Por último, fizeram as facas cantar na pedra, e Pablo pôs a sua junto a uma lâmpada para que brilhasse.
- Vamos matar Santiago Nassar – disse.”





Sou suspeito de falar de G.G.Márquez, sou fã confesso de seu estilo e de sua literatura. Tenho três livros deles, e todos três maravilhosos, um deles, o Nobel de Literatura de 1982, Cem anos de solidão. Além dele, este ao qual comento agora e mais Memória de minhas putas tristes. A próxima empreitada será O amor nos tempos do cólera, outra famosa obra deste colombiano extraordinário.



“As luzes estavam apagadas, mas logo que entrei senti o cheiro de mulher morna e vi os olhos de leoparda insone na escuridão, e depois não voltei a saber de mim mesmo até que começaram a soar os sinos.”



Espero que leiam e que tenham o mesmo êxtase que tive. A leitura ainda continua sendo o maior de meus vícios e os livros, meus melhores momentos de excitação e prazer.








CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, Gabriel García Márquez, Editora Record.

Nenhum comentário: