quinta-feira, 5 de junho de 2008

Acabei de ler o livro “O MONGE E O EXECUTIVO- Uma história sobre a essência da liderança”, escrito por James C. Hunter, da Editora Sextante, edição de 2004.
Confesso que não tenho especial predileção por esta espécie de livros, estilo técnico de auto ajuda ou sei lá em que gênero se classificam, mas, o li e gostei dele, apresento assim minha recomendação.
O livro tem uma linguagem simples, de fácil entendimento por qualquer leitor, sobretudo, para aqueles que pouco lêem e tem dificuldades com vocabulário. O livro explora os principais conceitos do que é liderança, demonstrando, em grosso modo, que o verdadeiro líder sabe servir. Neste caminho, apresenta uma série de conceitos e definições e algumas frases de belo impacto que separei aqui para vocês. Vejamos:


Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembras às pessoas que você é, você não é. (Margaret Thatcher, p.10)



Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. (p.23)



LIDERANÇA é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum (p.25)


PODER é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. (p.26)


AUTORIDADE a habilidade de levar as pessoa a fazerem de boa vontade o que você quiser por causa de sua influência pessoal. (p.26)



Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.
(antigo Provérbio chinês, p.39)



A única pessoa que você pode mudar é VOCÊ mesmo!. (p.109)

Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter tornam-se nosso destino. (p.125).

A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. (p.27)

Os escravos fazem os que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades. (p.52)



DISCIPLINA significa ensinar ou treinar. O objetivo de qualquer ação disciplinar deve ser corrigir ou mudar o comportamento, treinar a pessoa e não punir a pessoa. (p.80)



Quando você nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se regozije.
(provérbio de uma tribo de índios americanos, p.131).

Um comentário:

linda disse...

Olá, é muito bom ver que está escrevendo de novo, fico muito contente!Esse livro é bem interessante, ótimo comentario!Parabens meu querido!!