sexta-feira, 30 de outubro de 2020

RONDA NOTURNA

 

          Na profissão penitenciária são vários os momentos de estresse maciço.

A ronda noturna é um deles.

Inegável são os perigos que envolvem essa ação. Ela é um salto no desconhecido, um mergulho dentro da noite, um flerte com o perigo, esse sentimento que vive se insinuando para o policial.

Não dá medo? Alguém em algum lugar pode se perguntar...

O homem não pensa nisso... ele desde muito cedo aprende a lidar com o medo, domestica-o e ele perde sua crueldade, acompanha-o por toda a parte na profissão, agora preso em uma coleira. Desta forma, e, somente desta forma, o medo não tem força para mudar o homem, ou fazer com que desista, ele não consegue determinar quem ele é ou o que ele pode fazer.

Domesticar o medo é o maior ato de coragem de um indivíduo, ele sabe do medo, reconhece-o, mas olha dentro dos olhos dele, domina-o e segue em frente. Antes de vencer o adversário, o herói vence a si mesmo.

Saibam, entretanto, que o medo só vive no primeiro passo, ali é a sua casa – depois de vencido esse passo – já era, o medo está derrotado, vira rotina.

Com o tempo, aprende-se a amar as rondas.

Quando um grupo dessa gente se joga dentro da noite numa missão dessas, o sentimento que se tem é que você não é mais você, fazes parte de algo maior do que tu próprio.

Nessas missões, tu cuidas do seu companheiro e ele cuida de você. Caminhas para dentro do furacão e se faz isso em meio a sorrisos e gargalhadas que escapam das “mulas”, das brincadeiras. Nessas horas, o estresse se dilui e o êxtase toma conta do grupo.

Se olhas para o lado, o perigo está lá, te acompanhando por onde quer que entres, mas se ri dele, debocha-se dele. E o medo? O medo ficou para trás, prisioneiro no primeiro passo.

Dia desses, numa ronda dessas, olhei para trás, para dentro do primeiro passo e vi o medo aos cochichos com o perigo, perguntando para ele sobre quem seria essa gente que não o respeita nem o teme... e o perigo, todo respeitoso e cheio de admiração, respondeu:

 

- Eles são policiais penais! 

Nenhum comentário: