segunda-feira, 16 de maio de 2022

O PORTEIRO DA IGREJA


 Quando passei pela manhã, muito cedo, ele já estava em seu posto.

A igreja aberta.

Ele de prontidão aguardando o povo que chegaria.

Olhei em seu rosto e vi em sua face aquela satisfação da missão cumprida, do prazer do fazer bem feito, da alegria de servir por servir sem nada ter em troca que senão a certeza de que a eternidade o recompensaria.

Passei rápido e do carro o cumprimentei com a mão e um sorriso, o melhor que pude projetar.

Ele respondeu também com sorriso e um meneio de cabeça.

Entendo muito bem ele, seu trabalho, sua missão, sua alegria.

Já fui um dia o porteiro da igreja e sei o que é isso.

Parece ser um trabalho menor dentro de todo o aparato litúrgico de um culto, mas essa é uma visão minimalista, simplificada, para não dizer equivocada demais.

O porteiro é o primeiro dos evangelistas, o primeiro dos servos do Senhor Jesus.

Seu sorriso é a primeira luz que o homem natural recebe ao adentrar os umbrais da igreja.

Uma boa acolhida é o pontapé inicial para que a mensagem da salvação possa produzir bons frutos no inexpugnável coração humano.

As pessoas vêm até a igreja atrás de muitas coisas, as vezes querem somente um abraço, então, e somente então, o porteiro da igreja é o primeiro carinho, o inicial afago, a porta de entrada para um culto que pode transformar a vida de pessoas para esta vida e para a eternidade.

Sim, eu sei que vivemos tempos em que as pessoas não se satisfazem mais com o servir pelo servir, os títulos e a apoteose dos púlpitos brasileiros são uma tentação que muitos sucumbem, ser porteiro de igreja se tornou algo menor, quase que desprezado, como se a função não dignificasse aquele que a desempenha.

Quando alguém se torna por graças de Deus porteiro da sua igreja é dignificado, separado dos demais.

Quanta honra.

Aquele que recebe essa graça deve fazê-lo sempre com enorme alegria, galhardia, sempre me sentindo um privilegiado porque Deus poderia ter escolhido qualquer um dentro de todo o mundo, mas escolheu a ele para aquele função.

Ser escolhido pelos homens tem seu valor.

Ser escolhido por Deus não existe riqueza que pague isso.

Aquele porteiro daquela igreja naquela manhã entendia isso intimamente dentro de si.

Ali parado aguardando todo o povo era uma sentinela a serviço do Reino de Deus.

Ele sabia que ali, naquele exato lugar, naquele exato momento, em todo o universo era o melhor lugar para se estar e poucos, muito poucos, teriam o privilégio de servir.

Porque se pode almejar grandes cargos terrenos e se pode conquista-los de diversas formas: alguns com status, outros com concurso, poucos com dinheiro e até por indicação de poderosos.

Mas o porteiro da igreja não, jamais se conquista pela influência humana, pelo menos nunca poderia e deveria ser assim.

O porteiro da igreja é Jesus quem escolhe, porque a igreja é Dele, a obra é Dele e com ela nem o inferno pode prevalecer.

Quando virei o carro para ganhar a avenida e a rodovia que me levaria ao trabalho o sorriso do porteiro da igrejinha humilde havia desaparecido da frente dos meus olhos, mas ainda queimava em meu coração.

É esse o poder de um bom porteiro de igreja, seus sorrisos e amabilidades nos fazem querer glorificar e adorar ao Senhor.

Num instante, que lindo instante, me peguei glorificando ao Senhor estrada afora...

Abençoados sejam todos os porteiros fieis de igreja mundo afora.

Nenhum comentário: